A concertina é uma das principais soluções de segurança e cercamento utilizadas em imóveis residenciais, comerciais e industriais. Aqui, explicamos o que é e onde utilizar a concertina. Confira e saiba mais sobre essa opção!
O que é concertina?
Trata-se de um arame de aço com lâminas cortantes com elevado poder de perfuração. Está disponível em diferentes modelos, mas a versão mais conhecida é a concertina helicoidal, que tem formato espiral.
Para que serve a concertina?
A concertina é utilizada na montagem de cercas de segurança perimetral, reduzindo a possibilitando de invasões, roubos e furtos, de modo a proteger bens patrimoniais e evitar prejuízos.
A cerca concertina funciona como uma barreira física, já que dificulta a ultrapassagem e invasão do espaço. Além disso, também é uma barreira psicológica, porque pode provocar cortes profundos e a possibilidade de se machucar desestimula a ação criminosa.
Tipos de concertina
Agora que você já sabe para que serve a concertina, é importante conhecer os diferentes tipos do material para cercamento. Veja, a seguir, quais são:
Concertina helicoidal
É o tipo de concertina mais comum e utilizado em imóveis. Possui formato espiral, diâmetro espesso e é uma concertina difícil de ser rompida ou transposta, reforçando a segurança do imóvel.
Concertina clipada
A concertina clipada é semelhante ao tipo helicoidal, porém tem o dobro de espirais por metro linear, bem como mais pontos de união. Na prática, isso significa que é mais fechada, o que aumenta ainda mais a segurança do espaço.
Concertina flat
A concertina flat é um modelo achatado e fino, o que torna o material mais discreto e perfeito para ser instalado em áreas reduzidas, uma vez que não ocupa muito espaço.
Rede laminada
Esta é uma concertina em formato de tela, tanto que é chamada de rede laminada. Possui o mesmo sistema de lâminas lacerantes, mas não é em espiral e sim cruzada, lembrando uma tela alambrado.
Uma das vantagens dessa alternativa é que a rede laminada pode ser combinada com diferentes tipos de concertina, reforçando ao máximo a segurança do espaço.
Concertina eletrificada
Trata-se de um modelo que combina a concertina e a cerca elétrica, que dá choque ao contato. É uma opção para quem busca máxima segurança para seu imóvel, unindo diferentes soluções de proteção.
Onde usar a concertina
Está na dúvida sobre onde usar concertina? O material pode ser instalado em muros, portões e grades, aumentando sutilmente a barreira física e impedindo ultrapassagens.
O material é versátil e dá para instalá-lo em diferentes tipos de construção, como em imóveis residenciais e condomínios, bem como em escolas, comércios, obras, indústrias, aeroportos e presídios.
Benefícios da concertina
Está em dúvida do porquê de investir na concertina e não em outras soluções para segurança? O material vale a pena porque é repleto de benefícios, como os que são listados a seguir:
Reforço da segurança
A concertina aumenta a segurança do local, funcionando como uma barreira física e psicológica extremamente eficiente. Além disso, não é possível cortá-la facilmente e sem se machucar, o que dificulta ainda mais a invasão.
Durabilidade
Concertinas de qualidade normalmente são fabricadas com materiais duráveis, como o aço galvanizado, que é resistente a oxidações. Por isso, a cerca de concertina dura mais tempo e não precisa passar por constantes manutenções.
Ótimo custo-benefício
Em comparação a outras soluções de segurança perimetral, a concertina é uma alternativa com ótimo custo-benefício porque proporciona excelente desempenho a um preço mais acessível.
Como escolher a concertina perfeita?
A concertina perfeita é aquela que atende as especificidades de seu projeto. Mas, há alguns casos que determinados tipos são mais indicados. A concertina flat, por exemplo, é recomendada quando se tem pouco espaço para instalação.
Já a rede laminada é recomendada quando se faz necessário instalar uma cerca com altura maior e que não seja escalável, para minimizar a possibilidade de invasão.
Outro detalhe a ser considerado ao comprar concertina para muro, portão ou grade é se certificar da qualidade do material, porque versões de excelência duram mais e compensam o investimento.
Dê preferência para alternativas que são fabricadas com materiais duráveis e resistentes a danos, como o aço galvanizado, que não enferruja e mantém a qualidade e robustez da cerca.
Como instalar a concertina?
A instalação da concertina deve ser feita por um profissional especializado, porque o material tem um elevado risco de provocar machucados e acidentes durante seu manuseio.
Por isso, se não tiver experiência na instalação, contrate um profissional para realizá-la, que utilizará materiais de segurança para evitar cortes, além de garantir que o trabalho seja realizado adequadamente.
É preciso instalar a estrutura de fixação da concertina e garantir que a cerca tenha uma excelente tensão, para assegurar que o material consiga efetivamente proteger o espaço.
Onde comprar concertina
Está em dúvida sobre concertina onde comprar? A Dimatelas fabrica alternativas de qualidade, com materiais resistentes e que asseguram a longa durabilidade da solução de segurança. Aproveite para conhecer e comprar!