Talvez não seja uma boa ideia ter um camarão mantis em seu aquário!
O pontapé de este crustáceo é tão forte e rápido que você pode fazer um furo para o duro casco de uma tartaruga, um caracol ou até quebrar o vidro de um aquário. Incrível, não é verdade? Outra criatura curiosa que habita o nosso Planeta Curioso.
O camarão mantis apenas mede 18 cm de comprimento. Mas tem um golpe tão poderoso. Como ele faz isso?
– O chute do camarão pode atingir uma velocidade de até 100 km por hora, como uma bala. Tanta velocidade causa cavitações, gera calor, e um flash de luz.
– Seus bastões que medem apenas cinco milímetros de largura têm várias camadas de minerais, como a hidroxiapatita, que o tornam muito resistentes, conseguindo dar em toda a sua vida, cerca de 50 mil golpes. De fato isso tem inspirado a criar uma nova geração de coletes à prova de balas e chassis de caminhões.
[pullquote-right]
“A velocidade do impacto é possível graças a uma espécie de mola e de alavanca que tem em suas pernas, e que libera a energia armazenada em pouco tempo”.[/pullquote-right]- Mas não são apenas os músculos, você precisa de bastante energia. O camarão deve gerar duzentos mil watts de potência por uma libra de músculo, algo que nenhum músculo pode fazer. Assim que trava sua perna e, em seguida, se contrai seus músculos. A energia armazenada prejudicasse sua perna se não fosse a mola que possui. Este mola em forma de sela pode acumular enormes quantidades de energia sem se quebrar quando se comprime. Quando o camarão mantis quer atacar só tem que liberar esse mola, assim é capaz de quebrar algo tão rígido como o casco de um caracol para se alimentar.
Se soube de casos em que alguns camarão mantis quebraram os vidros de aquários, pois ao chegar à esquina, são confrontados com a parede de vidro, e tudo o que fazem é atacar, como o fariam com uma vítima.
Obrigado pela leitura!