Se você pensava que os leões ou leopardos eram os animais mais perigosos da África está muito errado. Pois, estatisticamente falando, os hipopótamos são animais vertebrados que mais provocam mortes no continente africano.
Embora o crocodilo é um animal muito temido na África, o hipopótamo, o substitui.
O hipopótamo comum, cujo nome científico é Hippopotamus amphibius causa mais mortes humanas em África do que qualquer outro animal.
Quais são os hipopótamos muito agressivos?
O hipopótamo é classificado como o animal mais agressivo do mundo. De fato, outros animais como crocodilos e jacarés não entrar em tantos aborrecimentos como os hipopótamos. Embora os três vivem nas mesmas águas, os hipopótamos não compartilham seu lugar sem antes lutar.
O curioso, é que quando se trata de procurar um território em terra os hipopótamos não são tão agressivos. Todos passeiam livremente em busca de alimento. Mas se não encontram comida suficiente para sobreviver, aí vêm os pleitos. Assim, quando não há água suficiente ou comida sai o seu lado selvagem e agressivo, sobrevivem os mais fortes.
As fêmeas quando estão criando, são muito mais agressivas, tanto que muitos predadores como leões e hienas, jamais se atrevem a aproximar-se de um hipópotamo jovem.
Foto: http://es.acam.wikia.com
Foto: http://www.blumhouse.com
Por que atacam os humanos?
Às vezes algumas mortes são acidentais, por exemplo, colocam barcos quando saem da água ou atropelam a transeuntes que não têm cuidados. No entanto, muitos ataques são voluntários, como quando descobrem alguma pessoa intrusa em seu caminho para a água, sua rota de fuga. Pois estão invadindo o seu espaço que tanto lhes custou a possuir.
Assim, quando atacam, não hesitando em usar a sua força, os seus dentes de meio metro, no caso dos machos, e com um peso de cerca de 3200 kg e às vezes até 4500 kg, no caso dos machos mais velhos.